domingo, 2 de novembro de 2008



O DIA DE FINADOS

O povo brasileiro escolheu a data de 02 de novembro para prestar homenagem aos entes queridos que já morreram. Essa homenagem prestada aos mortos surgiu através das civilizações africanas e helênicas (práticas pagãs). Era chamada “Festa dos Espíritos”, e era comemorada nas casas das pessoas, não nos cemitérios. No ano de 998, a Igreja Católica Romana passou a celebrar essa data através dos monges beneditinos da França. Naquela época chamava-se “Dia de todos os fiéis defuntos”. O dia de finados, portanto, é a data anual para lembrança dos mortos. Para o cristão, qual deve ser a reação ou o comportamento com relação a essa comemoração?
Todo dia 02 de novembro de cada ano, os cemitérios de todas as cidades são tomados por inúmeras pessoas que lá vão em busca de milagres e também homenagear não só os parentes e amigos que partiram, como também se aglomeram em volta de sepulturas de artistas famosos.
O que a Bíblia diz a esse respeito? No livro de Deuteronômio 18.11 e 12 lemos: ...nem encantador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor, teu Deus, os lança de diante de ti. Devemos lembrar dos nossos antepassados sempre, em sinal de afeto, mas nunca centralizar em uma única data e local e nunca dirigir-lhes orações. Olha o que diz o salmo 115-17: “Os mortos não louvam o Senhor, nem os que descem à região do silêncio”. Nós devemos sim, aproveitar essa data e dizer que num futuro próximo estaremos ali também sendo visitados por familiares, mas com a certeza da salvação em Cristo Jesus.
A salvação não está no dia 02 de novembro de cada ano, quando velas são acesas, orações são pronunciadas, mas ela está em Cristo Jesus, que morreu em uma cruz, que derramou o seu sangue pelos nossos pecados.

Pense nisso,
Com carinho, Pr. Sílvio.

Um comentário:

Lalá II, a Lis disse...

Que legal!
Adorei essa palavra.
Saudades!
Beijos.