domingo, 6 de dezembro de 2009

A ORAÇÃO DE HABACUQUE


Habacuque foi um profeta que viveu no ano de 607 a.C. e que questionou muito a Deus por ver seu povo ser massacrado pelo governo mau e cruel da Babilônia. No capítulo 3 verso 2 lemos o seguinte: “Tenho ouvido, ó Senhor, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia.” Havia uma preocupação muito grande no coração de Habacuque. Ele não se conformava vendo tanta violência contra o seu povo e Deus permitindo que acontecesse tudo aquilo. Se você fizer a leitura do capítulo primeiro deste livro, você verá como estava revoltado o coração do profeta. Deus estava escutando sua oração, não só escutando como vendo todo o sofrimento do povo. Lendo esse capítulo você poderá pensar: “Nossa, Habacuque pegou pesado mesmo!”
Agora, é interessante verificarmos a resposta de Deus para o profeta, que está registrado no capítulo 2, verso 2: “Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo”. Creio que foi o primeiro outdoor da face da terra. A sentença estava determinada, mas seria necessário o tempo certo para ser cumprida.
Hoje em nossos dias não tem sido diferente. Quando olhamos à nossa volta, vemos a mesma situação em que o profeta passou. Escândalos e mais escândalos a cada dia são mostrados. Aconselho a ler os 3 capítulos do livro deste profeta. Deus mostrou a Habacuque que Ele não estava distraído, mas estava vendo tudo. O profeta entendeu a resposta do Senhor e ele disse consigo mesmo: “Ouvi-o, e o meu íntimo se comoveu a sua voz, tremeram os meus lábios; entrou a podridão nos meus ossos, e os joelhos me vacilaram, pois em silêncio, devo esperar o dia da angústia, que virá contra o povo que nos comete.” (Hab 3.16). No final do livro, Habacuque faz uma oração tremenda, não aquela de reclamação, mas de esperança, de confiança, ao receber a resposta de Deus. Veja o cap. 17 e 18: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação”. Você também precisa crer que Deus está no controle. Esse mesmo Deus que enviou Jesus Cristo, Seu Filho, para morrer em uma cruz para salvação dos nossos pecados.
Deus te abençoe.
Pr. Sílvio.

Um comentário:

Cinema, café e poesia disse...

Estou acomapanhando... e continuo pensando e questionando... rs.