quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

VOCÊ É UMA PESSOA SINCERA?


Você sabia que a palavra “sincera” vem de uma expressão dos romanos? A verdade é que eles fabricavam vasos com uma cera especial. Era uma cera tão pura que os vasos se tornavam transparentes. Qualquer objeto deixado dentro do vaso daria para ser visto com perfeição. O romano vaidoso declarava: “Sine cera” que queria dizer “sem cera”. Uma perfeição de vaso, delicado. Daí originou-se a palavra sincera, que quer dizer: aquele que é franco, leal, verdadeiro, que não usa disfarces. Ele se torna como aquele vaso romano, transparente em suas palavras e também no seu coração.
A sinceridade dos retos os guia; mas, aos pérfidos, a sua mesma falsidade os destrói. (Provérbios 11.3)
Infelizmente, convivemos com pessoas que depositamos total confiança e quando menos esperamos levamos um “olé”. São aquelas pessoas que jamais imaginaríamos que fossem dar o bote. Não se faz mais como antigamente que um fio de barba era suficiente para o cumprimento de um contrato. Hoje, felizmente ou quem sabe infelizmente, precisamos apelar para o Procon, Juizado de pequenas causas para lutar pelos nossos direitos. Tudo isso porque não há mais sinceridade entre as pessoas. Tem um ditado que diz: Não confie na sua própria sombra.
Mas há uma maneira de mudar. Só conseguiremos reverter essa situação quando falarmos “não” às falcatruas, não aceitarmos subornos e ensinar nossos filhos que a honestidade não é malandragem como vemos no meio político.
Comece você fazendo a diferença. Não fique de braços cruzados esperando que as coisas aconteçam.
Pense nisso.
Com carinho, Pr. Sílvio.

Nenhum comentário: