terça-feira, 30 de setembro de 2008

Um Grande Desafio

Somos desafiados quase que diariamente. Alguns desafios achamos impossíveis, outros tiramos de letra. Mas um desafio que acho tremendo e sempre me emociono está registrado no livro de Ezequiel cap. 37, quando Deus manda o profeta ir até um vale de ossos secos. Talvez você deva se lembrar da estória escrita por Lima Barreto sobre um grupo de homens gananciosos instigado por um alquimista que invadem um cemitério com a única finalidade de roubar ossos humanos para transformarem em ouro. A rede Globo de Televisão aproveitou a mesma linha de idéia e lançou a minissérie “Fera Ferida”. Porém, o que aconteceu com o profeta não foi nenhum conto, nenhuma novela ou nenhum filme de Spielberg, mas sim algo real.
No ano de 597 anos a.C, Ezequiel, juntamente com seu povo, é exilado até a Babilônia, conduzido pelo rei Nabucodonozor. A cidade era cercada por um muro com mais de sete mil metros, com uma altura de aproximadamente 20 metros, o que corresponde a um prédio de 7 andares.
Ezequiel é chamado numa época em que Judá estava vivendo a maior crise. Ele é chamado para ser profeta no meio do povo exilado. Ele seria o consolador e o restaurador da nação por causa dos pecados de Israel. Deus chama Ezequiel e o leva para um lugar diferente. Lugar de ossos humanos, não só para o profeta olhar, mas para que ele também andasse no meio deles. Ezequiel viu algo nunca visto. Um amontoado de ossos secos.
Deus pergunta a Ezequiel: Poderão viver esses ossos? Olhando para aquele quadro não havia mais nada que lembrasse vida, apenas morte, Ezequiel responde: “Tu o sabes” Vem a ordem divina: “Profetize que Eu vou agir – Farei entrar neles o espírito e eles reviverão”.
Então Deus manda profetizar: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. “Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis”. E o milagre aconteceu: houve um grande ruído e um grande exército se levantou. Porém faltava ainda alguma coisa. E o profeta novamente atende ao pedido de Deus e aquele exército ganhou vida.
Quando eu leio essa passagem bíblica faço uma análise da história deste profeta: Um profeta que teve visões, digeriu literalmente um livro, profetizou sobre falsos profetas e outras mais experiências e agora diante de algo diferente: um amontoado de ossos secos. A ordem divina era para que ele profetizasse e desse vida novamente aquele amontoado de ossos. Às vezes não ouvimos a voz de Deus porque achamos absurda. Da mesma forma, o povo israelita se julgava morto, sem esperança, e da maneira como o profeta entendeu o que Deus queria mostrar, é necessário que você entenda o desejo de Deus para sua vida. Como você está vivendo o dia de hoje? Você olha para os lados e não vê solução para os seus problemas? Se sentindo sem valor, deprimido, perdeu a razão de viver? O povo exilado se sentia da mesma forma. Muitas vezes vivemos como ossos secos. E se você está vivendo assim, uma vida desinteressada diante de Deus, tomando atitudes que desagradam o Pai, você estará envelhecendo ainda mais os seus ossos. O rei Davi, quando confessou seu pecado, exclamou: Enquanto eu me calei, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. (Salmos 32-3)
E você? Como está a sua vida? Você está num vale de ossos secos ou um corpo vivo? O desejo do inimigo (Satanás) é que você lute na carne e não no Espírito. Porém se você lutar na carne será derrotado, será levado ao fracasso. Deus quer atuar de uma forma milagrosa e completa em sua vida. Ele quer fazer um milagre ainda maior do que você imagina. Não viva num vale de ossos secos, creia no milagre da transformação. Creia no Deus da esperança.
Com carinho,
Pr. Sílvio.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Pastor Sílvio,

Muito interessante a sua citação sobre o vale de ossos secos...

Estamos vivendo em uma época em que se não tomarmos cuidado nós nos transformamos em ossos secos...

Devido a correria e os afazeres do dia a dia...acabamos nos tornando metódicos...frios...calculistas...secos...

Seres materialistas sem nenhum sentido espiritual...nos tornamos autômatos...feito robôs...sem direção...

Que o poder de Deus possa transformar as nossas vidas...fazendo com que sejamos seres comprometidos com a sua Palavra e com o seu Reino...

Que o Espírito Santo que é vida... renove as nossas forças e nos conduza a graça divina...

Que a bênção do Senhor te proteja e te ilumine cada vez mais...

Pastor Paulo e maria José Ribeiro.

Unknown disse...

Pr. Sílvio,
Realmente andamos desacreditados das bênçãos de Deus. Acostumamos a ver e só assim crer. "Povo de dura cervis".
É maravilhoso recordar o quão grande é o poder de Deus. Ele pode tudo; e nos usa também para realizar Sua obra.
Linda matéria. Parabéns !
José Antonio - Curitiba