domingo, 29 de novembro de 2009

COMO VENCER A ANSIEDADE


Apesar de sabermos que a ansiedade não traz a solução para o nosso dia-a-dia, vivemos ansiosos. Então pergunto: por que vivemos ansiosos se isso não proporciona nenhum benefício?
É característica do ser humano a preocupação por alguma coisa que não aconteceu ainda. Transferimos para agora algo que talvez nem aconteça. Jesus foi muito claro quando disse em Mateus 6.25: “Não andeis ansiosos por coisa alguma.” Conhecendo o coração do homem, Jesus alcança exatamente o ponto crucial. Se naquele tempo já havia ansiedade, imagina agora neste século, em que a competitividade, imediatismo, produtividade caracteriza a sociedade. Quero deixar para você, amigo leitor, o seguinte:
a) Não deixar que a ansiedade o domine – Provérbios 12.25 – “A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra.”
Porque ficar preocupado com os problemas da vida? Procure evitar pensamentos que lhe angustiam. Não tente entender sozinho as coisas que acontecem com você. Lembre-se que temos um Deus. Em Deuteronômio capitulo 4 verso 7 lemos: “Pois que grande nação há que tenha deuses tão chegados a si como o Senhor, nosso Deus, todas as vezes que o invocamos?” O salmista escrevendo o Salmo 46 verso 1 diz o seguinte: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.” Confie na soberania de Deus!
b) Reconhecer que Jesus é poderoso para nos libertar – Salmos 37.5 – “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.”
Nunca tente resolver os seus problemas de sua maneira, pois você poderá incorrer em erros. Davi nos diz no salmo 38 verso 9: “Na tua presença, Senhor, estão os meus desejos todos, e a minha ansiedade não te é oculta.” Devemos entregar a Jesus e confiar que Ele dará a resposta. Leia Salmo 40.4 – “Bem aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança.” Você tem que derramar o seu queixume perante o Senhor – veja o que diz Salmo 102.1 e 2 – “Ouve, Senhor, a minha súplica, e cheguem a ti os meus clamores. Não me ocultes o rosto no dia da minha angústia; inclina-me os ouvidos; no dia em que eu clamar, dá-te pressa em acudir-me.” Em 1Pedro 5.7 lemos: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” Lembre-se de que Jesus quer ter o controle total de seus problemas – Veja o que diz o salmista Davi: “Na minha angústia, invoquei o Senhor, gritei por socorro ao meu Deus. Ele do seu templo ouviu a minha voz, e o meu clamor lhe penetrou os ouvidos. (Sl 18-6)”. Amigo, Jesus está lhe dizendo: Confia em mim, descansa em mim. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. (Mateus 11.28 a 30).”
c) Viver a cada dia o seu problema – Leia Filipenses 4.6: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” “Não viva preocupado com o dia de amanhã. (Mateus 6.31 a 34)”. Deixe Deus agir. Você sozinho poderá tomar decisões precipitadas. Olha o que o salmista escreveu em Salmos 31-7: “Eu me alegrarei e me regozijarei na tua benignidade, pois tens visto a minha aflição, conhecestes as angústias de minha alma.”
d) Ter um lema para o teu viver – Aprenda a confiar em Jesus. Ore todas as amanhãs dizendo: Jesus, eu confio em ti. Tenha fé. Finalizo escrevendo o Salmo 146.2 – “Louvarei ao Senhor durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu viver.”
Com carinho,
Pr. Sílvio.

Um comentário:

Cinema, café e poesia disse...

"Em paz me deito, e logo pego no sono, porque só Tu Senhor, me fazes repousar em segurança". Salmos 4:8