quarta-feira, 15 de julho de 2009

HOMENS SEPULTURAS


HOMENS SEPULTURAS

Esse título induz você pensar sobre um tema estranho. Talvez o primeiro pensamento que veio a sua mente foi: Violadores de túmulos. Leiamos Mateus 23.27 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia.
Porém não foi isso que Jesus questionou com os escribas e com os fariseus. Quem eram os escribas? Eram os doutores da lei entre os judeus, e os fariseus eram os opositores. Jesus estava participando da Páscoa, enquanto os fariseus procuravam matá-lo. Mas para isso, precisavam ter um motivo para incriminá-lo. Armaram três ataques para Jesus tropeçar.
Primeiramente fingiram ser pessoas justas e piedosas e questionaram o Mestre sobre a obrigatoriedade de pagar tributos ao governo de Cesar. Depois sobre o problema da ressurreição e por último sobre o principal mandamento.
Jesus condenou a hipocrisia chamando os fariseus de sepulcros caiados. Por fora formosura, mas por dentro podridão. Uma vez por ano, os judeus pintavam os túmulos, isso para evitar que as pessoas tocassem neles, pois criam que se tornavam imundos quem os tocasse.
A figura da hipocrisia era perfeita, beleza e higiene por fora, mas por dentro podridão. A palavra hipócrita era usada para as pessoas que cobriam o rosto com uma máscara para tomar parte numa representação teatral.
Muitas pessoas têm vestido uma máscara para esconder ou para representar uma realidade que não é genuína em sua vida cristã real. Muitas vezes estamos cobrindo com uma máscara a nossa fisionomia espiritual. Vamos mudar de atitude. Vamos reconhecer que Jesus é o Senhor e Salvador de nossas vidas.
Com carinho,
Pr. Sílvio.

Um comentário:

Cinema, café e poesia disse...

Esta sua mensagem me lembrou o que temos mais visto nas igrejas: pessoas que fazem da hipocrisia um estilo de vida, e dela tiram até vantagem, orando e discursando em nome de Deus, para usufruírem de benefícios próprios ou para manter uma fachada de cristão ou para subjugarem outrem, enquanto tripudiam os que verdadeiramente tem fé.
"E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão." Mateus 6:5.