quarta-feira, 10 de dezembro de 2008



AFINAL, DE QUEM É O ANIVERSÁRIO?

Interessante como gostamos de comemorar as festas tradicionais. As datas festivas como Natal, Páscoa, Ano Novo, as quais acontecem anualmente, motivam a nos preparar com antecedência.
Principalmente agora, dia 25 de dezembro. O comércio fica aberto até as 22 horas, as lojas e casas são enfeitadas e não cansamos de ouvir aquela música do tempo de nossos avós, ou quem sabe de nossos tataravôs, que diz: Jingle Bell, jingle bell...Nos preocupamos em dar e receber presentes. Pensamos nos chesters, leitoas assadas, perus, um bom vinho e muita cerveja.
Será que Natal é isso? Se cada um soubesse o tão grande significado desta data, não agiria assim. O verdadeiro sentido do Natal é a comemoração do nascimento de Jesus. Infelizmente, o Papai Noel tem mais moral que o nosso próprio Salvador. Milhares de crianças são levadas aos shoppings e demais lojas para verem o Papai Noel chegar, ou para tirar uma foto com o bom velhinho. Canta-se aquela musiquinha “Seja rico ou seja pobre o velhinho sempre vem...” mal acaba o Natal, a data já é esquecida e vem em seguida os preparativos para o Ano Novo. E Jesus, o dono da festa? Jesus também veio para o rico e para o pobre. Porém, Ele não vem só no Natal. Ele vem todos os dias. Cristo está à porta do seu coração querendo entrar. E você? Abre a porta para tantas coisas, mas quando é para Jesus, você diz: “Ainda é cedo. “Eu não quero abrir mão dos meus afazeres, da minha vida social, dos meus amigos”.Sabe, muitas pessoas estão trocando Jesus por tantas coisas. Invertendo valores.
É como a história daquele menino que brincava em um terreno baldio e caiu dentro de um poço. Acionaram o bombeiro e o soldado resgatou o menino. O pai emocionado com o seu filho ao colo, correu e foi agradecer o seu Manoel da padaria. O padeiro argumentava que não tinha sido ele que resgatou o menino. Mas o pai insistia em agradecer o seu Manoel, afinal eram muito amigos e o menino gostava dele. O seu Manoel exclamou: Quem salvou seu filho foi o soldado do corpo de bombeiro. A ele que o senhor deve agradecer.
Não agimos diferentes desse personagem. Da mesma forma que ele, nós perdemos o nosso foco. Muitos não sabem associar qual a importância do nascimento de Jesus para com a humanidade. Jesus nasceu com o propósito de morrer em uma cruz pelos nossos pecados, para nos salvar, e infelizmente adotamos “padroeiros” e nos apegamos a eles. Achamos que eles nos protegerá. Eles nada fizerem por nós. O verdadeiro autor e consumador da fé, Jesus Cristo, fica para segundo plano. No livro de João cap. 3.16 lemos: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.
Vida eterna só em Jesus. Neste Natal, comemore realmente como ele é: O aniversário de Jesus, o verdadeiro salvador de todos nós.
Com carinho...
Pr. Sílvio.