quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O QUE VOCÊ TEM DADO A DEUS?


Passamos o nosso tempo aqui na terra cumprindo uma agenda lotada de compromissos, entre eles o nosso lazer, o nosso descanso, mas nos esquecemos de dedicar um tempo a Deus. Mas será que Deus está preocupado em receber parte do nosso tempo dedicado exclusivamente a Ele? Se está, de qual forma podemos fazer essa dedicação? Em Mateus 6.33, lemos o seguinte: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Podemos dedicar não somente parte do nosso tempo, mas nos dedicar de forma completa, das seguintes formas: a) indo à igreja – Salmo 122-1 “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.” b) dedicando nosso corpo. O apóstolo Paulo escreveu em sua carta aos Romanos 12.1 “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” c) Devemos também entregar o nosso coração. É no coração que estão as emoções, pensamentos e sonhos. Em Provérbios 23.26 lemos: “Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.” Precisamos aprender a ouvir a Deus, a andar com Ele. Salmo 37.5 diz: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.” Lembre-se: Deus quer e se alegra quando você se dedica a Ele.
Com carinho,
Pr. Sílvio.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

NÃO TE CALES... EU ESTOU CONTIGO.


O evangelista Lucas descreve no capítulo 18 de Atos uma missão, ou uma incumbência dada a Paulo, que seria pregar o Evangelho de Jesus Cristo a uma cidade que estava totalmente errada em seus princípios religiosos: a cidade de Corinto. Em sua segunda viagem missionária, coube a Paulo, - o apóstolo - essa tão árdua missão. Corinto era uma cidade grega muito importante por ser portuária e ter um rico centro comercial. Possuía uma população com variadas nacionalidades, que incluía gregos, romanos e orientais e, por isso, o sincretismo religioso reinava naquela cidade. Recebia pessoas de diversos lugares distantes para prestar cultos às diversas divindades existentes. Ali em Corinto, a deusa Afrodite era cultuada, considerada a deusa da imoralidade. Uma cidade que teve seu momento de glória, mas também de miséria. Deus queria mudar o coração dos habitantes de lá e para isso escolheu Paulo como o responsável de pregar o evangelho e colocar ali uma igreja cristã, realizando uma grande obra restauradora. Se lermos o texto bíblico na íntegra, perceberemos que Deus coloca um casal para auxiliá-lo, e que Deus agiu também na história para que o seu objetivo fosse alcançado.
Deus dá ânimo a Paulo quando diz: “Pare de ter medo, mas fale, não te cales, continue, Eu estou contigo. Ainda há muitos gentios pagãos que precisam ouvir a palavra.” Que promessa maravilhosa, Deus estaria sempre com ele.
Vivemos num país idólatra, rodeado de padroeiros e um santo para cada dia. Vivemos o mesmo sincretismo religioso. As nossas cidades portuárias vivem os mesmos problemas que Corinto viveu. A violência, a devassidão entre outros, têm tomado conta dos freqüentadores da região portuária. Muitas cidades com seus altares são procurados por grande multidão em busca de alguma esperança para suas vidas. Igrejas, inclusive, algumas que se dizem “evangélicas” vendem amuletos, patuás, braceletes, cordões, fitas, com a promessa de proteção. Orações estampadas em folhetos prometendo resolver situações de qualquer espécie. Não pregam que Jesus é o Senhor e Salvador. Os amuletos, os santos, têm mais prioridade do que o sacrifício de Jesus. Deus quer levantar um grande exército de pessoas corajosas que estão dispostas a falar a este mundo que “Só Jesus Cristo Salva, que só Jesus é a solução.
“Porque há muito povo nesta cidade” que precisa de Jesus.
Pense nisto.
Com Carinho, Pr. Sílvio.

domingo, 3 de janeiro de 2010

EVANGELHO DA SALVAÇÃO OU DA ENGANAÇÃO?


Ide por todo mundo pregai o Evangelho...
Essa missão foi nos dada há mais de 2.000 anos com um propósito de libertar o homem da escravidão do pecado, das garras do Diabo, e trazê-lo novamente a andar nos caminhos e projetos de Deus. Muitas igrejas têm feito isso, outras não, mas o evangelho que deveria ser pregado com amor tem se tornado uma ameaça na vida das pessoas que a frequentam. Usam o nome de Deus para ameaçar seus membros, colocando regras criadas por elas mesmas para torná-los presas definitivas. O verdadeiro Evangelho liberta. Em João 8:32 lemos: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” Porque será que essa verdade muitas vezes está presa em caixinhas que somente o líder religioso tem o poder de abri-las? Enfim...todos nós sabemos que ovelha gera ovelha. Partindo desse princípio, toda ovelha precisa de um pastor. Aí é que entra a função do verdadeiro pastor: o cuidado. Cuidar de uma ovelha não é simples. Ela requer muitos cuidados especiais e é por isso que o verdadeiro pastor precisa estar atento. Mas hoje, infelizmente, nós vemos pastores que não querem mais cuidar, porém querem arrancar a sua lã. Estão preocupados apenas com a lã da sua ovelinha. Não importa se ela está doente ou não. Não querem mais tratá-la como uma ovelha. Se preciso for, mandam o seguinte recado: Sra. Ovelha, mande sua lã para a conta tal, agencia tal. Nós precisamos disso ou daquilo, e sua lã é muito importante para nós. Sem ela esse programa de TV não pode ir ao ar, sem ela como posso andar com o carro do ano? Sem ela vou deixar de me vestir bem, afinal como posso me apresentar na sociedade? Com falsas promessas, as pobres ovelhinhas são ameaçadas de não crescerem mais a lã em seu corpo, e como deve ficar feia uma ovelha sem lã. Ela se sentiria muito desprezada. Mas infelizmente é isso que tem acontecido. O animalzinho ferido, machucado, não é tratado, mas sim abandonado, afinal sua lã é tão pequena, tão sem valor que não serve mais, e para isso sai à procura de outra.
Ovelha, cuidado, identifique a verdadeira voz do seu pastor para que não caia no conto de LOBOS com pele de cordeiro. Vamos nos atentar aos ensinamentos de Jesus: Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho. (Atos 20.29)
Com carinho,
Pr. Sílvio.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

A ARMADURA DE DEUS


Texto baseado em Efésios 6.17 – Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus...
Você já se sentiu ameaçado por alguém ao ponto de desejar andar armado? Temendo perder sua própria vida e por isso deve se preparar? Mas que tipo de arma ou, quem sabe, de armadura, usar para não ser pego desprevenido? Seria até interessante você encontrar andando na rua uma pessoa cuja vestimenta fosse uma armadura da idade média; aquela roupa blindada como nos tempos medievais. Se você visse alguém andando assim com certeza acharia que essa pessoa estaria sofrendo das faculdades mentais.
Ou você já pensou em andar preparado caso surja uma guerra no seu próprio país? Com certeza você também não pensaria assim, já que o nosso Brasil, apesar de ter tantas falcatruas, jamais entraria numa guerra interna. Mas as guerras que enfrentamos no nosso dia a dia não as guerras que vemos pelos noticiários de TV. A guerra em que vivemos é pelo nosso salário, por condições de vida melhor. É a guerra de ter de enfrentar todos os dias esse trânsito caótico, as filas em bancos e em todas as repartições públicas.
Muitas vezes, guerreamos contra nós mesmos. Quantas coisas que gostaríamos de ter realizados neste ano de 2009 e não conseguimos? O texto de Efésios nos fala de uma guerra, mas não são essas guerras que comentei acima. É a guerra espiritual. Tomai o capacete da salvação e a espada do espírito. A guerra é contra o nosso inimigo Satanás. Esse tem sido o maior inimigo de todos os tempos. No livro de Hebreus cap. 4 verso 12 lemos: Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas e é apto para discernir os pensamentos e propósitos do coração. A palavra de Deus é a Bíblia, e é ela que te capacita para enfrentar o inimigo. Se você não estiver preparado, com certeza perderá essa batalha. Reflita agora um pouquinho como está a sua vida com Deus, e como está a sua comunhão com Ele? Temos lutas? Sim, diariamente. Quer saber como vencê-las? Relacione-se com Deus, deixe Ele ser o Senhor da sua vida. Foi para isso que Ele enviou Jesus Cristo, Seu filho, para que você fosse salvo, para que você tivesse vida e vida em abundância. A partir do momento que você deixar as coisas deste mundo invadir a sua vida, você estará perdendo a guerra para o Diabo. Essas pequenas coisas são pontos de ferrugem que começam acumular em sua espada. Quando você menos espera, toda a sua arma estará enferrujada, e aí será tarde demais. Portanto tenha um relacionamento com Deus, por meio de uma vida de oração, comunhão e leitura da Palavra, sabendo depender da Graça de Deus.
Com Carinho,
Pr. Sílvio.