sábado, 12 de setembro de 2009

BATISMO E CEIA


Há muito tempo queria escrever sobre esse assunto. Ontem, em nossa reunião de célula (culto em casas), uma das pessoas presentes me questionou se o batismo salva ou não. Quero aqui fazer um resumo sobre o tema. Tanto o batismo como a Ceia do Senhor caminham juntos. Os dois retratam a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. São ordenanças deixadas por Jesus. O batismo realizamos uma única vez, isso quando reconhecemos os nossos pecados e aceitamos Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas. Já a ceia é um memorial cristão que relembra a morte de Cristo e mantém viva a lembrança que Ele voltará novamente para levar consigo a igreja gloriosa. Não há nenhum valor milacuroso no pão e nem no cálice, o valor consiste no ato memorial.
O Batismo é uma atitude de compromisso e obediência. Boa parte dos evangélicos, assim como eu, entendemos que o batismo é por imersão, pois está simbolizando que estamos deixando o velho homem para recebermos um novo nascimento, por meio de Cristo.
Portanto, o batismo não salva, quem salva é Jesus. Se você morrer antes de receber o batismo, mas confessou que Jesus é o Senhor e Salvador de sua vida, não quer dizer que você perdeu a salvação. Porém, em obediência a essa ordenança deixada por Cristo, é necessário que você a cumpra, pois é o testemunho público de sua fé. Não somente o batismo, mas também a participação também da santa Ceia do Senhor, que com esse gesto você estará anunciando a segunda vinda de Jesus.
Com carinho,
Pr. Sílvio.