segunda-feira, 27 de julho de 2009

TIRAI A PEDRA


“Então, ordenou Jesus: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque é de quatro dias. Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?” (João 11:39-40).
Qual seria a sua reação diante de um problema de difícil solução? A primeira coisa seria enxergar apenas os obstáculos? Diante da situação em se encontrava Maria, irmã de Lázaro, isso foi o que ela viu quando Jesus mandou retirar a pedra: “Senhor, já cheira mal, porque faz quatro dias que ele morreu”. Talvez ela tenha pensado: “se ele ainda estivesse vivo, mesmo doente, teria ainda uma chance de sobreviver. Mas o Mestre demorou para atender o pedido e, agora que chegou, já é tarde”.
Porém, devemos saber que Deus tem o Seu tempo. E que nós devemos saber qual é o nosso papel no processo de Deus. A única coisa que estaria ao alcance de ser realizado pelos homens naquele momento seria retirar a pedra. O milagre da ressurreição era de Jesus. Contudo, para que o milagre aconteça, é necessário que tenhamos fé. No entanto, quando estamos diante de qualquer problema, nos sentimos desanimados. Não queremos tirar a pedra para que o milagre aconteça. Clamamos socorro a Jesus, mas quando Ele nos diz: “Retira a pedra”, ao invés de obedecermos para ver o milagre, achamos que não vale à pena.
O que precisamos fazer diante de uma situação como essa? Tirar a pedra da incredulidade. Qual o seu problema? Não desanime, entregue-o a Jesus. Mas lembre-se de retirar a pedra, isso é, fazer a sua parte.
Com carinho,
Pr. Sílvio.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

HOMENS SEPULTURAS


HOMENS SEPULTURAS

Esse título induz você pensar sobre um tema estranho. Talvez o primeiro pensamento que veio a sua mente foi: Violadores de túmulos. Leiamos Mateus 23.27 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia.
Porém não foi isso que Jesus questionou com os escribas e com os fariseus. Quem eram os escribas? Eram os doutores da lei entre os judeus, e os fariseus eram os opositores. Jesus estava participando da Páscoa, enquanto os fariseus procuravam matá-lo. Mas para isso, precisavam ter um motivo para incriminá-lo. Armaram três ataques para Jesus tropeçar.
Primeiramente fingiram ser pessoas justas e piedosas e questionaram o Mestre sobre a obrigatoriedade de pagar tributos ao governo de Cesar. Depois sobre o problema da ressurreição e por último sobre o principal mandamento.
Jesus condenou a hipocrisia chamando os fariseus de sepulcros caiados. Por fora formosura, mas por dentro podridão. Uma vez por ano, os judeus pintavam os túmulos, isso para evitar que as pessoas tocassem neles, pois criam que se tornavam imundos quem os tocasse.
A figura da hipocrisia era perfeita, beleza e higiene por fora, mas por dentro podridão. A palavra hipócrita era usada para as pessoas que cobriam o rosto com uma máscara para tomar parte numa representação teatral.
Muitas pessoas têm vestido uma máscara para esconder ou para representar uma realidade que não é genuína em sua vida cristã real. Muitas vezes estamos cobrindo com uma máscara a nossa fisionomia espiritual. Vamos mudar de atitude. Vamos reconhecer que Jesus é o Senhor e Salvador de nossas vidas.
Com carinho,
Pr. Sílvio.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

A IGREJA EM CRISTO


A IGREJA EM CRISTO
Texto básico: Ef.2.1 a 10
A Igreja de Jesus Cristo, aquela que Ele almejou e que ainda deseja, é formada por novas criaturas. Ela está no mundo, mas não pertence ao mundo. Paulo, escrevendo aos efésios, vem nos mostrar qual a vontade plena de Jesus para as nossas vidas para a formação da verdadeira igreja.
Quando falamos em Igreja, não devemos pensar em placas, mas sim, em uma forma de cumprir aquilo que Jesus determinou. Ele determinou a Igreja de Cristo é aquela a qual pertencem todos os cristãos, sem se importar com as denominações.
Paulo começa esse capítulo dizendo que Cristo nos deu vida, estando nós mortos em nossas culpas, isto é, em nossas ofensas e pecados. Por causa do pecado, o homem ficou separado de Deus, que é a morte espiritual. Se ele continuar neste estado, está a caminho para a segunda morte, que é a separação eterna de Deus.
A partir do verso 4 até o 6, é manifestado o grande amor de Deus, que por ser rico em misericórdia, nos deu Seu filho Jesus para a nossa salvação. Esse texto nos mostra o que Deus fez por nós. Para quem crê em Jesus, há uma transformação em sua vida.
Você já faz parte da Igreja de Cristo? Para fazer parte, você deve aceitá-lo como Senhor e Salvador de sua vida. Aceite-o mais rápido que você puder e seja feliz.
Com carinho,
Pr. Sílvio.