segunda-feira, 20 de abril de 2009

RECONHECENDO SUA FORÇA INTERIOR


Então disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel? Êxodo 3.11
Vemos neste texto uma missão de Deus para com Moisés. Diante de uma tão grande responsabilidade, Moisés “tremeu nas bases”. A primeira coisa que ele fez foi arrumar desculpas.
Deus escolheu Moisés para esta tão grande responsabilidade porque o clamor do povo que estava no Egito tinha chegado até a Deus. O reinado do governo de Faraó foi de opressão, devido ao crescimento da população hebréia. O Senhor, em sua infinita vontade, resolve dar uma nova terra a seu povo. Porém era necessário escolher um líder para conduzir essas famílias à terra prometida.
Moisés, diante da ordem divina, começa arrumar desculpas (como mencionado anteriormente). Fico imaginando o diálogo entre os dois. “Mas Senhor, o povo está tão bem aqui, cada um tem seu trabalho e quem sou eu para chegar até Faraó, enfrentar a fera e tirar o povo de lá?” Sabe o que Deus respondeu a Moisés? Eu serei contigo.
Meu amigo(a), somos desafiados constantemente em nossas vidas. Ter uma mudança em nosso comportamento exige coragem. Pensamos nos transtornos e nas dificuldades. Sempre visualizamos o lado negativo. Não acreditamos na vitória. Mas saiba que a vitória só acontecerá se realmente deixarmos Deus agir em nossas vidas.
Deus viu em Moisés o seu desespero e para isso lhe mostrou três sinais. Para provar que Deus estava realmente com Moisés, ele concede três poderes ao futuro líder, para que ele e o povo a ser conduzido cressem que o Senhor estava com eles.
Os sinais foram os seguintes: Primeiro: Moisés o que você tem na mão? Respondeu-lhe: um bordão. Lança-o na terra, e bordão virou uma serpente. Disse Deus: Pegue-a pela cauda e ela se tornou num bordão. (Êxodo 4.2)
Segundo: Coloca sua mão no peito. Agora tira. Eis que a mão estava leprosa. Coloca-a novamente no peito, e ao tirá-la estava como antes. (Êxodo 4.6)
Por último: Deus ordena a Moisés que jogue um pouco de água do rio e a jogue na terra seca. A água se transformou em sangue. (Êxodo 4.9). Todas essas evidencias foram para provar que Deus realmente estava com Moisés.
Você também tem arrumado desculpas para não cumprir um chamado divino? Tem olhado para os lados e dito a Deus: “Senhor tem mais pessoas capacitadas do que eu, pessoas mais inteligentes”. Por mais que você tentar fugir, Deus sempre irá cobrar de você. Lembre-se disso.
Com Carinho,
Pr. Sílvio.

sábado, 18 de abril de 2009

MEDITANDO O SALMO 73



O Salmo 73 é um dos 12 escritos por Asafe. Além de ser nomeado músico pelo rei Davi para presidir o coral sagrado, Asafe também foi poeta e profeta. Ele questionou a Deus pela prosperidade dos ímpios e por pouco não abandonou a fé. Asafe coloca diante de Deus tudo aquilo que o ímpio desfruta; e para ele só sobrava aflições e atribulações. Será que só Asafe questionou a Deus, ou nós já sentimos o mesmo desejo diante de tanta injustiça que vemos acontecer ao nosso redor? Será que vale mesmo a pena ser crente? Ter uma igreja para freqüentar, orar, viver em comunhão e tantas outras coisas que nós cristãos fazemos? Será que vale a pena ter caráter num mundo tão conturbado?
Vemos injustiças por toda parte e pensamos somente na gente; o resto que se vire. Essa revolta que domina o nosso coração é a mesma que perturbava Asafe. E são nessas crises que a nossa fé é abalada. Mas qual lição podemos aprender com o músico Asafe?
Antes de qualquer decisão devemos pensar: Para ser igual ao mundo terei que agir como o mundo; enganando. Colocar em risco a minha vida e também do meu próximo. O País sempre está passando por CPIs toda vez que alguma falcatrua é descoberta, inclusive juiz, que no nosso conceito deveria ter comportamento imparcial.
Porém Asafe toma uma decisão corajosa. Ele foi ao santuário de Deus. Ali na presença do Senhor, derrama o seu coração e começa a entender tudo aquilo que ele pensava. Deus mostra a ele como será o final do ímpio. Essas pessoas são colocadas num caminho escorregadio. O verso 20 afirma que Deus desprezará a aparência deles. Asafe reconhece o seu erro, vê a soberania divina. Através do verso 25 ele declara isso. E você que está lendo essa mensagem agora, quer reconhecer a soberania e a vontade de Deus em sua vida? Quer se libertar desse seu desânimo, das derrotas e fracassos? Chegue ao altar do Senhor. Derrame-se diante d’Ele. Deposite a sua confiança no Senhor e deixe Ele cuidar de você.
Pr. Sílvio.


domingo, 12 de abril de 2009

O TÚMULO ESTÁ VAZIO


Lucas 24.1 a 12

Pelo nosso calendário há mais ou menos 2009 anos, aconteceu algo inédito. Naquela época não havia rádio, televisão ou internet. Não havia também nenhum jornal, nenhuma revista semanal de informação. Mas já imaginou se realmente existisse? Assim como hoje, quando você está assistindo ao seu programa preferido e, de repente, toca aquela “musiquinha” conhecida do plantão e você já fica atento esperando uma notícia extraordinária, se existisse plantão naquela época creio que o repórter diria: “Senhores e senhoras, aconteceu algo de extraordinário em Jerusalém. Uma cena de desaparecimento. Vamos com o repórter que está no local. Fala daí repórter tal... Estamos aqui em frente ao túmulo vazio. O mais interessante é que há três dias um homem foi sepultado aqui. Aquele homem chamado Jesus de Nazaré, que foi crucificado. Estamos falando daquele homem que durante três anos conseguiu não só atrair seguidores como também realizou curas e milagres. O que nos chama mais atenção é que ele foi sepultado na sexta feira e agora na manhã deste domingo seus corpo não está aqui. Apenas os lençóis estão dobrados...”
Depois de mais de 2000 anos, ainda muitas pessoas não crêem na ressurreição de Jesus. Ainda carregam um Cristo crucificado. As profecias foram cumpridas. Jesus ressuscitou. Ele vivo está, com os braços estendidos a cada um de nós dizendo: Venham, eu quero ser o Senhor e Salvador da tua vida. Se você ainda não fez essa entrega, faça o quanto antes. Jesus ressuscitou. Aleluia.

Com carinho,
Pr. Sílvio.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

A VERDADEIRA PÁSCOA



Todos os anos, espera-se ansiosamente pela Páscoa, não só as crianças, mas também os adultos e principalmente os comerciantes que pensam em grandes lucros com a venda de ovos de chocolate. Infelizmente, já faz muito tempo que o verdadeiro sentido da Páscoa foi trocado pela fúria do comércio. Qual é então o verdadeiro sentido da Páscoa? A verdadeira história contada pela Bíblia é retratada no antigo Testamento, quando Deus de uma forma soberana, liberta o povo de Israel do domínio escravo de Faraó. Um povo escravizado por 400 anos. Depois de Faraó ter passado por nove pragas, e mesmo assim recusou deixar o povo ir, Moisés é instruído a recomendar a cada família que providenciasse um cordeiro, cujo sangue deveria ser aspergido na porta pelo lado de fora de cada casa. A casa que estivesse com essa marca em seu umbral, o seu primogênito não seria atingido pelo anjo da morte. Êxodo 12.33 lemos: E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós e, não haverá entre vós praga de mortandade quando eu ferir a terra do Egito. Devemos entender que o sangue desse cordeiro, que protegeu o povo da morte física, era sim, um símbolo do verdadeiro Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, seu filho, que derramaria seu sangue em uma Cruz para nos livrar da morte eterna. No livro de João cap. 1.29 lemos: Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Páscoa não é comer ovos de chocolates e nem se embriagar, mas saber o seu verdadeiro sentido, que foi a morte de Jesus, para que eu e você fôssemos salvos. Se você ainda não tomou essa decisão, não deixe para amanhã.
Com carinho,
Pr. Sílvio.