sexta-feira, 19 de dezembro de 2008


QUANDO SE PERDE UM AMIGO

Quanto vale um amigo? Um verdadeiro amigo? Amigo não é apenas aquela pessoa que você encontra no trabalho, na feira ou no supermercado. O verdadeiro amigo é aquele que te compreende. É uma pena que deixemos de visitar essas pedras valiosas. Somos dominados pelo tempo, e só lembramos das pessoas quando as encontramos. Dia 18 de dezembro de 2008 perdi um amigo que foi vencido pela enfermidade. Por mais que batalhasse, essa guerra ele perdeu. Pessoas assim são muito difíceis de encontrar. Trabalhamos juntos no Banco do Brasil em Astorga. Ele era gerente. Porém, nunca se deixou dominar pelo mais alto cargo dentro de uma agência. Seu nome? Cimadon. Uma pessoa humana. Uma pessoa que entendia a situação de cada um de seus funcionários. Um gerente que sabia dizer não sem magoar os outros. Quisera o Banco do Brasil ter gerentes como esse foi. Em 32 anos de bancário, passei por diversos gerentes, porém esse marcou a história.
Amigo Cimadon, você não está mais em nosso meio. Mas a sua lembrança como um verdadeiro amigo ficará em nossa memória para sempre. Um dia estaremos juntos lá no lar celestial com Jesus.
À sua família que aqui ainda está, o meu desejo é que o Espírito Santo do Senhor esteja consolando e confortando a cada um de vocês.
Com carinho,
Pr. Sílvio.

sábado, 13 de dezembro de 2008



UMA TÃO GRANDE DATA
Se eu lhe perguntasse qual a data mais importante da sua vida, você me responderia: A do meu aniversário, do meu casamento, ou quem sabe da minha formatura. Talvez você inclua outras datas que marcaram a sua vida. Ou ainda datas históricas comemorativas. Tem gente que guarda datas de qualquer acontecimento em sua vida.
Eu me lembro que minhas filhas comemoravam até o aniversário do Dunga, um cachorrinho poodle que nós tínhamos. Mas esquecemos de uma tão grande data, e justamente neste dia quase o mundo todo festeja. Enfeitam suas casas, as ruas da cidade e o comércio. Rostos felizes sorridentes desejam Feliz Natal. Mas a data mais importante da humanidade que é o nascimento de Jesus não é lembrada como deveria ser. O governo, o consumismo, pregam para você gastar seu 13º salário para recuperar a economia, cartazes com grandes descontos são espalhados pela cidade. Mas não anunciam que é o aniversário de Jesus. E que está muito próxima a sua vinda. Nem as igrejas transmitem mais o verdadeiro sentido do Natal. E você, como tem comemorado essa data? Quem é Jesus para você? Comemore o verdadeiro Natal nesta dia 25 de dezembro. Se Jesus ainda não faz parte da sua vida, convide-o para entrar em seu coração.
Com carinho,
Pr. Sílvio.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008



AFINAL, DE QUEM É O ANIVERSÁRIO?

Interessante como gostamos de comemorar as festas tradicionais. As datas festivas como Natal, Páscoa, Ano Novo, as quais acontecem anualmente, motivam a nos preparar com antecedência.
Principalmente agora, dia 25 de dezembro. O comércio fica aberto até as 22 horas, as lojas e casas são enfeitadas e não cansamos de ouvir aquela música do tempo de nossos avós, ou quem sabe de nossos tataravôs, que diz: Jingle Bell, jingle bell...Nos preocupamos em dar e receber presentes. Pensamos nos chesters, leitoas assadas, perus, um bom vinho e muita cerveja.
Será que Natal é isso? Se cada um soubesse o tão grande significado desta data, não agiria assim. O verdadeiro sentido do Natal é a comemoração do nascimento de Jesus. Infelizmente, o Papai Noel tem mais moral que o nosso próprio Salvador. Milhares de crianças são levadas aos shoppings e demais lojas para verem o Papai Noel chegar, ou para tirar uma foto com o bom velhinho. Canta-se aquela musiquinha “Seja rico ou seja pobre o velhinho sempre vem...” mal acaba o Natal, a data já é esquecida e vem em seguida os preparativos para o Ano Novo. E Jesus, o dono da festa? Jesus também veio para o rico e para o pobre. Porém, Ele não vem só no Natal. Ele vem todos os dias. Cristo está à porta do seu coração querendo entrar. E você? Abre a porta para tantas coisas, mas quando é para Jesus, você diz: “Ainda é cedo. “Eu não quero abrir mão dos meus afazeres, da minha vida social, dos meus amigos”.Sabe, muitas pessoas estão trocando Jesus por tantas coisas. Invertendo valores.
É como a história daquele menino que brincava em um terreno baldio e caiu dentro de um poço. Acionaram o bombeiro e o soldado resgatou o menino. O pai emocionado com o seu filho ao colo, correu e foi agradecer o seu Manoel da padaria. O padeiro argumentava que não tinha sido ele que resgatou o menino. Mas o pai insistia em agradecer o seu Manoel, afinal eram muito amigos e o menino gostava dele. O seu Manoel exclamou: Quem salvou seu filho foi o soldado do corpo de bombeiro. A ele que o senhor deve agradecer.
Não agimos diferentes desse personagem. Da mesma forma que ele, nós perdemos o nosso foco. Muitos não sabem associar qual a importância do nascimento de Jesus para com a humanidade. Jesus nasceu com o propósito de morrer em uma cruz pelos nossos pecados, para nos salvar, e infelizmente adotamos “padroeiros” e nos apegamos a eles. Achamos que eles nos protegerá. Eles nada fizerem por nós. O verdadeiro autor e consumador da fé, Jesus Cristo, fica para segundo plano. No livro de João cap. 3.16 lemos: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.
Vida eterna só em Jesus. Neste Natal, comemore realmente como ele é: O aniversário de Jesus, o verdadeiro salvador de todos nós.
Com carinho...
Pr. Sílvio.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008



EU MORRI

Qual a sensação que a morte lhe passa? Medo? Creio que a maioria das pessoas não quer pensar sobre esse assunto. Independentemente da idade que tenhamos, se pudermos fugir da morte, fugiremos. Mas chegará um dia em não poderemos escapar. Esse dia, mais cedo ou mais tarde, chegará.
Levamos um choque quando ouvimos a noticia de que um parente ou um amigo muito especial morreu. Muitos pensam: e quando chegar a minha vez? Não nos conformamos quando pessoas jovens ou crianças morrem e ficamos pensando se realmente vale a pena passar dos 80, 90 anos. Nos surpreendemos quando ficamos sabendo de pessoas que ultrapassaram a marca dos 100 anos.
Porém, há um detalhe importante. Antes que o seu dia chegue, é necessário que você se prepare para a sua última viagem. Não é cuidar de seu corpo físico, que também é importante, afinal, somos templo do Espírito Santo de Deus. Mas o cuidado com a nossa vida espiritual: com a nossa salvação. Talvez, quando você estiver lendo esse artigo, esteja pensando: ainda é cedo, tenho muito tempo pela frente. Tomara que você viva o suficiente para que realmente haja tempo de se arrepender de seus pecados. Mas um conselho posso lhe dar. Por que deixar para depois?
Um ditado popular diz: Não deixe para amanhã, o que você pode fazer hoje. Essa decisão consiste em você mudar de vida. Só precisa confessar seus pecados a Jesus Cristo e aceitá-lo como seu Salvador. Na Bíblia em I João 1.9 diz: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça”. Ele quem? Jesus. Sim Jesus. Não há nenhum outro caminho que leva o homem a Deus, a não ser por Cristo.
Ele disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, e ninguém vem ao Pai a não ser por mim. Infelizmente, temos procurado outros caminhos, e esses caminhos não nos levam para os Céus. São caminhos de morte eterna. No livro de Provérbios cap. 16 verso 25 lemos: “Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte”. Qual o caminho que você escolheu? Lembre-se, ainda há tempo de mudar. Tenha uma vida com Cristo e garanta a sua salvação.
Com carinho.
Pr. Sílvio.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008



LANCEM AS REDES PARA A PESCA

Talvez você seja um pescador, ou quem sabe nunca pescou. No evangelho de Lucas capítulo 5 a partir do verso 1 narra um acontecimento tremendo. O texto fala que Jesus estava próximo ao Mar da Galiléia. Ele estava rodeado por uma multidão que queria ouvi-lo. Era tanta gente que o Mestre foi obrigado a pedir um dos dois barcos que estavam na praia, e que afastasse um pouco para que Ele pudesse ensinar a multidão. Terminada a oratória, disse a Simão: Vá para onde as águas são mais fundas e lancem as redes. Simão, o grande pescador, conhecedor do mar exclamou: Senhor, trabalhamos a noite inteira e não pegamos nada. Mas porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes. Enquanto Jesus ensinava, Simão e seus amigos pescadores estavam lavando suas redes de uma pescaria frustrada. Acontece que Simão e seus amigos com certeza estavam ouvindo a pregação de Jesus, e obedeceram a sua ordem. E assim que lançaram as redes, pegaram uma quantidade tão grande de peixes que precisaram de ajuda, senão o barco iria a pique.
Porque isso aconteceu? Porque Jesus sabia que Pedro precisava de um milagre para crer realmente no que ele acabara de ouvir. Enquanto Pedro lavava sua rede, quem sabe estaria desanimado. Uma noite inteira e não conseguir pescar nada. Não era uma noite de tempestades e nem com ondas gigantes. Mesmo assim, havia a frustração de ter passado a noite inteira em branco. Qual não foi a sua surpresa quando ele lançou a rede. Ela retornou cheia. Meu amigo, talvez você está passando pela mesma situação. Situação de desânimo, de batalhar e nada acontecer. Quantas vezes você sentiu a vontade de deixar sua rede. Mas eu quero lhe trazer uma palavra de esperança. Lance sua rede nas águas profundas. Lançar a rede nas águas profundas quer dizer: entregue seus problemas para Jesus. Deixa Ele agir em sua vida. Você não precisa viver uma vida derrotada. Lembre-se: Jesus veio para curar nossas feridas, sarar as nossas dores. E muito mais, ele veio para ser o Senhor e Salvador de nossas vidas. Vamos aceitar esse desafio? Então, lance as redes.
Com carinho,
Pr. Sílvio.