terça-feira, 30 de setembro de 2008

Um Grande Desafio

Somos desafiados quase que diariamente. Alguns desafios achamos impossíveis, outros tiramos de letra. Mas um desafio que acho tremendo e sempre me emociono está registrado no livro de Ezequiel cap. 37, quando Deus manda o profeta ir até um vale de ossos secos. Talvez você deva se lembrar da estória escrita por Lima Barreto sobre um grupo de homens gananciosos instigado por um alquimista que invadem um cemitério com a única finalidade de roubar ossos humanos para transformarem em ouro. A rede Globo de Televisão aproveitou a mesma linha de idéia e lançou a minissérie “Fera Ferida”. Porém, o que aconteceu com o profeta não foi nenhum conto, nenhuma novela ou nenhum filme de Spielberg, mas sim algo real.
No ano de 597 anos a.C, Ezequiel, juntamente com seu povo, é exilado até a Babilônia, conduzido pelo rei Nabucodonozor. A cidade era cercada por um muro com mais de sete mil metros, com uma altura de aproximadamente 20 metros, o que corresponde a um prédio de 7 andares.
Ezequiel é chamado numa época em que Judá estava vivendo a maior crise. Ele é chamado para ser profeta no meio do povo exilado. Ele seria o consolador e o restaurador da nação por causa dos pecados de Israel. Deus chama Ezequiel e o leva para um lugar diferente. Lugar de ossos humanos, não só para o profeta olhar, mas para que ele também andasse no meio deles. Ezequiel viu algo nunca visto. Um amontoado de ossos secos.
Deus pergunta a Ezequiel: Poderão viver esses ossos? Olhando para aquele quadro não havia mais nada que lembrasse vida, apenas morte, Ezequiel responde: “Tu o sabes” Vem a ordem divina: “Profetize que Eu vou agir – Farei entrar neles o espírito e eles reviverão”.
Então Deus manda profetizar: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. “Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis”. E o milagre aconteceu: houve um grande ruído e um grande exército se levantou. Porém faltava ainda alguma coisa. E o profeta novamente atende ao pedido de Deus e aquele exército ganhou vida.
Quando eu leio essa passagem bíblica faço uma análise da história deste profeta: Um profeta que teve visões, digeriu literalmente um livro, profetizou sobre falsos profetas e outras mais experiências e agora diante de algo diferente: um amontoado de ossos secos. A ordem divina era para que ele profetizasse e desse vida novamente aquele amontoado de ossos. Às vezes não ouvimos a voz de Deus porque achamos absurda. Da mesma forma, o povo israelita se julgava morto, sem esperança, e da maneira como o profeta entendeu o que Deus queria mostrar, é necessário que você entenda o desejo de Deus para sua vida. Como você está vivendo o dia de hoje? Você olha para os lados e não vê solução para os seus problemas? Se sentindo sem valor, deprimido, perdeu a razão de viver? O povo exilado se sentia da mesma forma. Muitas vezes vivemos como ossos secos. E se você está vivendo assim, uma vida desinteressada diante de Deus, tomando atitudes que desagradam o Pai, você estará envelhecendo ainda mais os seus ossos. O rei Davi, quando confessou seu pecado, exclamou: Enquanto eu me calei, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. (Salmos 32-3)
E você? Como está a sua vida? Você está num vale de ossos secos ou um corpo vivo? O desejo do inimigo (Satanás) é que você lute na carne e não no Espírito. Porém se você lutar na carne será derrotado, será levado ao fracasso. Deus quer atuar de uma forma milagrosa e completa em sua vida. Ele quer fazer um milagre ainda maior do que você imagina. Não viva num vale de ossos secos, creia no milagre da transformação. Creia no Deus da esperança.
Com carinho,
Pr. Sílvio.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008



Jesus o pão da vida

(Texto baseado em João 6.22 a 26)

Nós só encontramos verdades espirituais na Bíblia. O texto acima mencionado nos fala da palavra pão. O que nos representa essa palavra? Com certeza você me diria que ela refere-se ao alimento. Porém, há outras expressões que usamos no nosso cotidiano em que aparece esse vocábulo, como “ganhar o pão de cada dia”, “defender o pão lá de casa” e mais outras conotações. Contudo, o que quero enfatizar é o pão representando o nosso sustento.
Se pensamos no pão como alimento material, devemos também nos preocupar com o alimento espiritual. É do pão espiritual que quero tratar com você agora.
No capítulo 5 do mesmo livro, Jesus havia feito a multiplicação de cinco pães e dois peixinhos para alimentar cinco mil homens, fora mulheres e crianças. Lendo todo o texto, veremos que ainda sobraram doze cestos cheios, isto é, um cesto para cada discípulo, por causa da incredulidade de cada um deles.
No capítulo 6 Jesus diz ser o Pão do Céu. A multidão questiona Jesus e Ele responde nos versos 33 a 35 dizendo: “Eu sou o Pão da Vida”. Ainda hoje, muitas pessoas têm procurado saciar sua fome espiritual em outras coisas que o mundo oferece, através de vãs filosofias, correntes, promessas, menos em Jesus. Eu quero questioná-lo a respeito da sua busca. Quem você tem procurado? O que Jesus representa na sua vida?
Jesus afirmou no verso 35 que Ele é o Pão da Vida e quem vem a Ele não terá fome. A fome que Jesus fala aqui não é a física que é a necessidade do nosso alimento, mas fala da fome espiritual. A multidão só procurava a Jesus para saciar sua fome carnal, como Ele já havia feito no dia anterior. Jesus repreende àquelas pessoas que buscam satisfazerem uma necessidade imediata. O Pão da Vida que é Jesus significa: Vida Eterna (João 17.3).
Se você ainda não fez esse compromisso, faça agora; busque-o enquanto é tempo. Quando você aceita Jesus como Senhor e Salvador de sua vida e faz o que Ele pede, você já assegurou a sua salvação. É ter a certeza da vida eterna. Leias os versos 50 e 51 do cap. 6. Viverá para sempre. Você tem buscado a Jesus apenas por curiosidade? O seu comportamento foi semelhante a dos discípulos, que O abandonaram (verso 66)? Leia agora o verso 67; Jesus mais uma vez usou de duras palavras.
Quero lhe deixar bem claro que somente Jesus é que pode saciar a sua fome espiritual. O que você pode fazer para deixar Jesus ser o Senhor e Salvador da sua vida? Primeiramente confessar seus pecados a Ele. Confesse a Jesus e entregue sua vida a Ele. Faça uma decisão agora.

II Coríntios 6.2 diz: Ouvi-te em tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação.

Deus te abençoe.

Com carinho,
Pr. Sílvio.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Deleita-te



“Deleita-te também no Senhor, e Ele te concederá o que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.”
(Sl 37:4 -5)

Deleitar significa: ter tempo para o outro, gostar de estar junto. Podemos dizer que é impossível alguém conseguir viver sozinho,todos nós dependemos uns dos outros. É muito gostoso compartilhar com alguém algo bom que aconteceu conosco, ou mesmo no momento de tristeza, buscar auxílio ou a companhia de alguém, um parente ou um amigo bem próximo.
Dentro de um grupo de amizade, sempre temos alguém em especial, aquela pessoa em que podemos nos abrir, mas será que podemos ser assim com Deus? O salmista nos ensina que podemos ter essa intimidade com o Pai Celestial. No nosso dia- a-dia os problemas surgem e muitas vezes não sabemos a quem recorrer. Diante dos obstáculos e do desespero que surgem, as pessoas tomam atitudes absurdas, fazem promessas sem nenhum sentido e deixam os problemas dominarem e até escravizarem seus corações.
O salmista Davi deixa bem claro que Deus está disposto a nos ouvir e antes que o problema nos domine devemos recorrer a Ele. Nunca devemos duvidar de Deus, achando que Ele não está preocupado conosco. Ele é o Deus da promessa.
O livro de Jeremias no capítulo 2 verso 13 diz “Porque o meu povo fez duas maldades: a mim (Deus): me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.” Deus usou o profeta para falar com o povo de Israel.
Aprendemos com isso: ao invés de cavarmos cisternas rotas, devemos buscar o manancial de águas vivas. Deixa Deus agir em sua vida. Busque n’Ele seu melhor amigo. A cada manhã Ele renovará suas forças.

Com carinho, Pastor Sílvio Gonçalves

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Esperem...

Blog em organização...

Um abraço,

Pr. Sílvio.

Identificando-me

A finalidade deste blog é trazer uma mensagem de fé e esperança ao seu coração.

Com carinho,



Pr. Sílvio.